Como deve ser feita a manutenção do papel de parede?

Os cuidados para manutenção de papel de parede dependem sempre do tipo de material que você escolheu para decorar, seja a própria parede, algum móvel ou objeto. Além de proteger e revestir, eles têm diversos desenhos que você pode usar e abusar para decorar qualquer coisa.

Não sei como deve ser feita a manutenção do papel de parede, e agora?

Existem, no mercado diversas marcas de papel de parede, uma mais moderna que a outra, que são de fácil aplicação. Mas se você está em dúvida se pode molhar, passar álcool ou outros produtos de limpeza, fique calmo que a gente vai te ajudar.

Os tipos mais comuns são os Vinílicos, TNT e o Tradicional. A primeira dica é perguntar para o vendedor antes de comprar para ter certeza de qual é o material do produto. Isso, além de te ajudar a saber qual é a manutenção adequada da peça, te assegura também a respeito de sua garantia e a previsão de sua durabilidade.

Atente-se à umidade do ambiente!

A umidade é um vilão na hora de escolher o papel de parede para cada tipo de ambiente. As colas, geralmente, são solúveis em água, então se o local que você quer colocar estiver úmido na hora, ou se for colocar no banheiro, por exemplo, o tempo de vida dele será relativamente baixo, se comparado com outros materiais apropriados.

Preste atenção no material escolhido

Os cuidados podem variar dependendo do tipo de material que é feito.

Fibras

O papel de parede de fibras naturais, por exemplo, não deve ser molhado, por ser feito de um material mais delicado. A limpeza dessas fibras deve ser feita apenas com um aspirador ou espanador de pó, par não estragar o material.

Vinílico

O Vinílico é um papel de parede lavável, e pode ser limpo com um pano e um sabão neutro, para não causar nenhum dano. Os cuidados que você deve tomar envolvem colocar algumas gotas de sabão em um balde com água morna e mexer até formar uma espuma. Molhe o pano, sem exagero, e passe sempre de cima para baixo. Depois, seque toda a superfície com um pano limpo e seco.

TNT

O TNT também pode ser lavado, mas ele não é tão resistente quanto o anterior. Ele é constituído de celulose, que imita um tecido, e fibras de poliéster. Para que esse material seja limpo, a dica é usar detergente em um pano úmido, assim você não causa nenhum dano ao papel de parede.

Celulose

Já os Tradicionais devem-se ter mais cuidados, pois não são laváveis. Eles são compostos por celulose, o mesmo material que fabricam papel, e são muito mais sensíveis dos que os outros. A dica é que a limpeza seja feita apenas com um pano levemente úmido ou seco.

As manchas surgem quando você menos espera, então a dica mais importante é fazer a limpeza assim que elas surgirem, do contrário elas podem impregnar e resistir a todas as técnicas, e você pode acabar estragando o papel de parede.

Nunca use produtos químicos ou abrasivos, a não ser sabão neutro, pois pode comprometer a qualidade do seu papel de parede, rasgando ou manchando o mesmo.
Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *